Boletim Focus destaca previsão de aumento do PIB do Brasil e redução da inflação, aponta Mais RN

27/02/2024   15h37

O Observatório da Indústria Mais RN divulgou, nesta terça-feira (27), a atualização do Boletim Focus publicado pelo Banco Central do Brasil contendo resumo das expectativas de mercado a respeito dos principais indicadores da economia brasileira. Nesta semana, o boletim destaca a previsão de aumento no crescimento do PIB do Brasil e uma redução na expectativa de inflação. A análise é do economista e analista de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), João Lucas Dias.

 

No cenário do Produto Interno Bruto (PIB), houve um aumento nas expectativas, passando de 1,68% para 1,75%. “Esse aumento, que reflete a percepção do mercado sobre os indicadores econômicos, demonstra que a projeção de expansão do PIB em 2024 melhorou em 0,07 ponto percentual, chegando a 1,75%, na segunda semana consecutiva de alta na estimativa”, avalia o economista.

 

Os dados para o PIB trimestral do ano de 2023 serão finalizados na sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão do mercado para crescimento no primeiro trimestre de 2023 é de 0,1%, e para o ano de 2023 é de 2,2%.

 

Em relação à inflação, houve uma redução de 3,82% para 3,80%, indicando uma diminuição nas expectativas. “A meta central de inflação é de 3% neste ano, sendo considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre 1,5% e 4,5%”, complementa Dias.

 

Quanto ao dólar, as projeções permanecem as mesmas para o final de 2024, passando de R$4,93, enquanto a cotação atual situa-se em R$4,96. Assim como a taxa Selic, taxa básica de juros da economia, que permaneceu com as mesmas expectativas, mantendo-se em 9,00%.

 

O objetivo do Boletim Focus é fornecer a divulgação de indicadores com projeções econômicas, refletindo a perspectiva de encerramento do ano. Acompanhar o IPCA permite monitorar o aumento ou desaceleração dos preços; o câmbio influencia as exportações e importações; o PIB reflete o crescimento ou queda da riqueza; e, por fim, a SELIC representa os juros na economia. “Para a indústria, é essencial acompanhar essas informações para planejar adequadamente seus negócios e investimentos”, completa.

 

Para mais informações, acesse:

https://app.powerbi.com/viewr=eyJrIjoiMDkxOTU1NDMtN2FlMi00YjJiLWIyNWYtODJlYTIzZjQ3MWJkIiwidCI6IjhmMDYyNWI4LTkzM2YtNDM3Yi1iNDE4LTA5NTcxZTY5YmZlNCJ9