O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu na Casa da Indústria o consultor da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Ronaldo Rohloff. O encontro, na terça-feira (20), teve como objetivo a implementação de auditoria interna, bem como estreitar laços entre as instituições no setor de Compliance, área que visa prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos.
A iniciativa também busca fortalecer a indústria potiguar por meio da implementação de boas práticas de governança corporativa, ética e integridade. A implementação da auditoria sob consultoria da FIESC permitirá à FIERN buscar ferramentas inovadoras para a gestão de riscos.
“A FIERN conta com um trabalho em compliance, que começou com o auxílio da consultoria da FIESC. Um trabalho na melhoria dos processos. E, em mais essa fase, de implementação da auditoria interna, contamos com essa parceria para termos um olhar de evolução, de avanços, para que a área de compliance, que atua em três frentes, possa ter um caminho mais delineado”, disse o presidente Roberto Serquiz.
Gabriella Rebouças, gerente de programa corporativo de Compliance da FIERN, explica a função do programa dentro do Sistema FIERN. “O compliance e a auditoria irão trabalhar em conjunto para dar suporte às entidades na busca pela gestão diligente, competitiva e segura, em termos de conformidade, para fortalecer nossa governança corporativa”, detalha.
Ronaldo Rohloff, consultor da FIESC, ressaltou a importância da colaboração entre as federações para o desenvolvimento do compliance e o trabalho da FIERN em prol do desenvolvimento econômico do estado. “O Sistema FIERN, com suas Entidades, é um exponencial aqui no estado do Rio Grande do Norte. Tem um crescimento muito elevado, contribui muito com a sociedade”, disse.
Ele relembrou ainda que a colaboração existe desde 2018 por meio do SESI e SENAI. “Já temos um histórico de relacionamento muito grande com o SESI e SENAI aqui do RN”, comentou. Essa parceria abrangeu o processo de implantação do Compliance, em 2021, e continua por meio de ações como esta.
A reunião também contou com a presença de Sérgio Freire, superintendente jurídico da FIERN; o assessor técnico corporativo, responsável pela auditoria interna, Emerson Batista; e Márcio Marcelino, também assessor técnico corporativo.
Sobre o Compliance
O Compliance é um conjunto de procedimentos e medidas que visam garantir que uma empresa esteja em conformidade com leis e regulamentos, além de normas internas e princípios éticos.
A FIERN já tem seu trabalho em compliance reconhecido nacionalmente. A implementação do ajuda a prevenir riscos de fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros delitos, além de fortalecer a imagem e a reputação da empresa.
A FIESC é uma das mais importantes federações de indústria do Brasil, com mais de 12 mil empresas associadas. A instituição possui um programa de compliance referência nacional, que visa promover a ética e a integridade na indústria catarinense.