FIERN debate melhorias para o Porto de Natal junto ao Governo do Estado e Ministério dos Portos

20/02/2024   17h14

O diretor 2º secretário da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Etelvino Patrício, participou de evento realizado na sede da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) com o intuito de discutir melhorias para o Porto de Natal. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (19) e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, autoridades estaduais, parlamentares e trabalhadores do porto.

 

Patrício afirma que a FIERN aproveitou a visita do ministro Silvio Costa Filho ao estado para buscar o compromisso de ajuda ao Porto de Natal. “A FIERN atua fortemente para trazer o serviço de cabotagem de container novamente para o nosso Porto. E o apoio do Governo Federal para viabilizar as melhorias de que o porto precisa é de fundamental importância, de forma que o próximo operador tenha a tranquilidade de assumir o equipamento sabendo que vai operar com todas as condições necessárias”, destaca.

 

“Nós estamos num estado que produz, que as suas indústrias estão produzindo, mas que não tem via de escoamento, a não ser o modal rodoviário. E nós precisamos demais do Porto de Natal operando efetivamente, porque além de ter um segundo modal, teremos redução dos custos logísticos para produzir no Rio Grande Norte”, completa Patrício.

 

 

O ministro Silvio Costa Filho falou que vai seguir com o trabalho conjunto para impulsionar a atividade no porto e garantir as melhorias, como a dragagem do Rio Potengi e instalação de defensas. “Nós estamos tendo para 2024 o maior volume de investimentos da história portuária e aeroportuária. Estamos falando em quase R$ 10 bilhões na agenda aeroportuária e na agenda portuária de R$ 16 bilhões em investimentos públicos e privados”, afirmou.

 

Já a governadora Fátima Bezerra enalteceu a importância do equipamento para a economia, principalmente para o setor de turismo. “Apoiamos esse setor importante e fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O Porto de Natal pode contar com a governadora do Estado como aliada nas suas causas”, disse.

 

Já o diretor da Codern, Nino Ubarana, agradeceu à FIERN pelo esforço para viabilizar a cabotagem no Porto de Natal. “Hoje é um dia histórico, onde reunimos forças políticas como o ministro, a governadora, o prefeito, a FIERN, deputados e tantos agentes políticos, para discutirmos investimentos para o Porto de Natal e assinar o Acordo Coletivo de Trabalho”, comentou.

 

Ainda no evento, aconteceu a assinatura do acordo coletivo entre o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do RN (SINPORN) para melhorias na carreira dos colaboradores, como reajustes salarial, no auxílio educação, no vale alimentação e a implantação de escalas solicitadas pela categoria.

 

Texto: Guilherme Arnaud