FIERN entrega ao SIESAL nova edição de estudo que deve contribuir para ampliar base sindical

16/02/2024   16h39

 

O presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, e a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias, entregaram na manhã desta sexta-feira (16.02) ao presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN)¸ Airton Paulo Torres, a edição do SindiMais voltada ao setor, estudo com informações econômicas e sobre o potencial de ampliação da base sindical. O estudo integra uma série de levantamentos setoriais, elaborados pelo Observatório Indústria Mais RN e que estão sendo apresentados aos presidentes de cada Sindicato filiado à FIERN.

 

“O SindiMais faz parte do projeto de Desenvolvimento Industrial. E tivemos a alegria de compartilhar, hoje, com o presidente do SIESAL, ao apresentar esses levantamentos que incluem o potencial que o Sindicato tem para crescimento”, afirmou Roberto Serquiz. Ele acrescentou que no estudo consta também as perspectivas de cada setor e pode, a partir das demandas do próprio Sindicato, detalhar outros aspectos que o presidente da entidade considerar relevante ou necessário para o planejamento da entidade.

 

O presidente do SIESAL disse que a entrega do SindiMais sistematiza as informações sobre os principais dados econômicos relacionados ao setor. “Esse documento que nos foi entregue começa a mostrar um raio X do segmento. Então, a gente que está no Sindicato tem um mapa bem mais detalhado. Essa equipe de assistência aos sindicatos, definida pela FIERN, inicia, na minha avaliação, com muito êxito”, comentou Airton Torres.
Ele observa que o Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do Rio Grande do Norte foi fundado em 1958 e está consolidado. Essa possibilidade de crescimento, portanto, deve ser avaliada de acordo com as características específicas do setor e das empresas que a entidade representa.

 

“Houve a entrega desse primeiro produto sobre o potencial sindical e, na ocasião, o presidente do Sindicato apresentou uma série de outras demandas. Isso é relevante, porque, a partir do diálogo sobre os projetos e serviços, serão atendidas as demandas junto com o sindicato”, informou Ana Adalgisa.

 

A coordenadora explicou que, combinada com as outras ações do Projeto de Meritocracia, essa iniciativa deve assegurar as condições para ampliação da base sindical. “Com a divulgação do próprio sindicato, os serviços que serão demandados, os números e demais informações que estão disponíveis no estudo, as lideranças sindicais passam até a percepção de quanto a entidade pode crescer, que é exatamente o aumento da base sindical”, afirmou.

 

Ela disse que, com isso, é possível programar com a equipe de executivos da Unidade de Desenvolvimento Industrial o apoio necessário para a execução dessas ações dos Sindicatos filiados à FIERN. O gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, também participou da reunião.

 

A apresentação do SindiMais à presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN (SIFT-RN), Helane Cruz, foi feita na quinta-feira (15.02). Anteriormente, houve entrega dos estudos setoriais aos sindicatos da Indústria de Panificação e Confeitaria (SINDIPAN-RN); de Laticínios e Produtos Derivados (SINDLEITE-RN); de Polpas, Sucos e Derivados Não Alcoólicos de Frutas Tropicais (SINDIFRUTAS-RN); de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias (SINDMÓVEIS-RN); de Álcool dos Estados do RN, CE e PI (SONAL); e de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (SICRAMIRN).

 

Texto e fotos: Aldemar Freire