Nova edição da Revista da Indústria do RN destaca 100 dias de gestão de Roberto Serquiz à frente da FIERN

16/02/2024   11h43

 

A Revista da Indústria do Rio Grande do Norte circula com uma edição especial, em versões impressa e digital, sobre os 100 dias de gestão do empresário Roberto Serquiz na presidência da FIERN. Nas 60 páginas, a revista traz uma série de reportagens e artigos que destacam os principais projetos executados, as realizações mais relevantes, a defesa feita, no período, de medidas para o desenvolvimento da indústria potiguar e do Rio Grande do Norte.

 

 

‘Defesa da Indústria Potiguar — Cem primeiros dias da gestão de Roberto Serquiz são marcados por liderança em debates e atuação em prol do fortalecimento do setor’, resume a publicação na capa. “Nos últimos 100 dias, a primeira providência efetivada foi no sentido de continuarmos a exercer o protagonismo que a FIERN, com equilíbrio e qualidade técnica, exerce há tantos anos em defesa dos interesses da indústria e, em análise mais contextual, a favor do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirma Roberto Serquiz na seção “Palavra do Presidente”.

 

A versão digital já está disponível e pode ser acessada pelo link: https://online.pubhtml5.com/vcte/cawm/

 

 

A publicação informa sobre a atuação das instituições que integram o Sistema FIERN no período: a Federação, o SENAI-RN, o SESI-RN, e o IEL-RN. Na seção de artigos, transcreve textos do presidente da FIERN que foram publicados na imprensa com ampla repercussão e que abordam temas relevantes para a economia e a indústria do Estado.

 

 

Entre as reportagens, estão as sobre o Projeto de Meritocracia Sindical, que assegura motivação para o crescimento da base de associados destas entidades que representam setores industriais; as Comissões temáticas, que são suporte para decisões da diretoria da Federação e discutem assuntos importante para o desenvolvimento do Estado; as mudanças organizacionais na FIERN, que promoveram reestruturações para fortalecer as missões em defesa da indústria; a parceria com a FIESP para um novo programa que vai contribuir com a melhoria da qualidade de ensino; a designação do empresário Roberto Serquiz para a presidência do COMPEM nacional; e a entrega da medalha Walter Byron Dore a oito empresários que se destacaram nas suas atuações em prol do crescimento do Rio Grande do Norte.

 

 

A revista também traz reportagem sobre a apresentação, pelo SENAI-RN, das atividades da primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI) do Brasil. Além disso, detalha as ampliações, neste semestre, da atuação do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte em educação básica com a expansão da SESI Escola de Referência de Mossoró. Com o título ‘Desenvolvimento de carreiras’, a publicação informa sobre os cursos do IEL-RN voltados ao ambiente de negócios e lideranças com ênfase no crescimento sustentável de empresas.

 

 

No caderno com os artigos do presidente da Federação, dois textos foram resgatados do período em que estava em discussão a possibilidade de aumento da alíquota do ICMS. Na ocasião, ele defendeu que não houvesse aumento do imposto. “As empresas são células de desenvolvimento que, diariamente, geram riquezas para a sociedade. Recolhe e pagam tributos, empregam pessoas, contratam fornecedores, fomentam negócios. (…) Não podemos matar fontes de riquezas. Precisamos diminuir córregos de despesas”, defendeu na ocasião, no artigo “A correta ‘partilha do ouro’”.

 

 

Em seguida, há o artigo, originalmente publicado após a derrubada do projeto que rejeitou o aumento do ICMS na Assembleia legislativa, com o título “Não há vencidos nem vencedores”. Estão entre os artigos da seção o que faz uma análise sobre a economia de 2023 e uma projeção para este ano, com o título “Desafios e esperança”.

 

 

O texto de encerramento aborda “A grandeza e os empregos do pró-sertão”. Após apontar risco diante das taxas, burocracia, custos adicionais e folha salarial com excessivos encargos, diante de uma deslealdade comercial em relação às compras feitas pela internet, conclui: “O Rio Grande do Norte em particular não pode perder um único emprego formal, seja na capital ou no interior. Hora do grito antes de prejuízos irrecuperáveis. Hora de união.”

 

 

A edição da edição especial da Revista da Indústria sobre os 100 dias de Gestão do atual presidente da FIERN, com as reportagens e artigos na íntegra, pode ser acessada no portal da FIERN, por meio do link: https://online.pubhtml5.com/vcte/cawm/