Boletim Focus destaca variação do IPCA, aponta Mais RN

15/02/2024   16h14

O Observatório da Indústria Mais RN divulgou, nesta quinta-feira (15), a atualização do Boletim Focus publicado pelo Banco Central do Brasil contendo resumo das expectativas de mercado a respeito dos principais indicadores da economia brasileira. Nesta semana, o boletim destaca, sobretudo, a variação do IPCA, que passou de 3,81% para 3,82%.

 

Conforme mostra a publicação desta semana, o único indicador que registrou uma variação foi o IPCA, passando de 3,81% para 3,82%, uma leve alta em relação ao índice efetivo de 4,51%. De acordo com o analista de Negócios do Observatório da Indústria Mais RN, João Lucas Dias, a meta estabelecida para este ano é de 3,00%, com uma tolerância de 1,5% para cima ou para baixo.

 

“A expectativa encontra-se dentro dessa faixa de tolerância, embora a realidade ainda não tenha sido totalmente demonstrada. Vale ressaltar que essa projeção é para o final do ano de 2024”, avaliou.

 

Ainda segundo o analista, os outros indicadores permaneceram estáveis em relação às expectativas: o câmbio se manteve em R$ 4,92, o PIB apresentou um crescimento de 1,60% e a taxa Selic permaneceu em 9,00%.

 

Acompanhar o IPCA [Índice de preços no consumidor amplo] permite monitorar o aumento ou desaceleração dos preços; o câmbio influencia as exportações e importações; o PIB reflete o crescimento ou queda da riqueza; e, por fim, a SELIC representa os juros na economia. O objetivo é proporcionar a divulgação de indicadores com projeções econômicas, refletindo a perspectiva de fechamento do ano.

 

Para mais informações, acesse:
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDkxOTU1NDMtN2FlMi00YjJiLWIyNWYtODJlYTIzZjQ3MWJkIiwidCI6IjhmMDYyNWI4LTkzM2YtNDM3Yi1iNDE4LTA5NTcxZTY5YmZlNCJ9