FAETI divulga aprovados em 1ª chamada para engenharia e anuncia vagas remanescentes com nota do Enem

7/02/2024   16h48

O prazo de inscrições, para candidatos que querem participar do processo seletivo com a nota do Enem, vai até o dia 22 de fevereiro, pelo site da Faculdade

 

A FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, divulgou, nesta terça-feira (06), a lista de aprovados em primeira chamada para o curso de Engenharia Mecânica e anunciou a abertura de vagas remanescentes para candidatos com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

O prazo de inscrições, com foco exclusivamente nesse público, começou nesta quarta-feira (07) e vai até 22 de fevereiro, pelo site: https://portaldoaluno.fiern.org.br/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=3&f=9&ct=264#/es/inscricoeswizard/dados-basicos.

 

Entre os requisitos para participar do processo seletivo estão comprovantes de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e de participação no Enem em 2021, 2022 ou 2023. O critério de seleção será a pontuação obtida, por ordem decrescente de desempenho.

 

O público-alvo são candidatos que alcançaram, no mínimo, 500 pontos e notas diferentes de zero nas quatro áreas de conhecimento do Exame. 

 

Os resultados dessa etapa serão divulgados no site da FAETI (https://faeti.rn.senai.br/), na aba resultados, a partir do dia 23, e corresponderão à “2ª chamada” da Faculdade. 

 

A lista geral de aprovados em 1ª chamada, considerando todas as formas de ingresso, foi divulgada nesta terça-feira (Clique aqui para acessar), e o período de matrículas para esses candidatos será de 15 a 23 de fevereiro. As aulas terão início em 4 de março.

 

FAETI

A FAETI é a primeira Faculdade do Brasil com foco em energias renováveis e marca a expansão das ações do SENAI-RN para o setor no país. A portaria de credenciamento da Faculdade foi publicada pelo Ministério da Educação em agosto de 2023. 

 

A instituição vai funcionar no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal, também sede dos Centros de referência do SENAI, no Brasil, para formação profissional, inovação e pesquisa aplicada em energias renováveis e sustentabilidade (O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER – e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER). 

 

O curso de Engenharia Mecânica será realizado de forma presencial, com duração de 5 anos. Das 45 vagas ofertadas para a primeira turma, 36 foram para ampla concorrência (nota do Enem ou vestibular); 4 para ex-alunos SESI e 5 para colaboradores/familiares do SENAI-RN. A mensalidade será de R$ 1.549,66, com possibilidades de descontos. 

 

“O foco será na formação de profissionais com um perfil mais próximo às necessidades práticas do ambiente industrial, especialmente do setor de energia, área que está em expansão não só no Rio Grande do Norte, mas no Brasil”, observa Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, do ISI-ER e da FAETI. 

 

“Neste primeiro ano, a graduação em Engenharia Mecânica está ofertando 45 vagas e temos, também, programas de pós-graduação em desenvolvimento. A partir do segundo ano, a intenção é receber mais 45 estudantes de Engenharia Mecânica e iniciar a operação da primeira turma de Engenharia Elétrica”, acrescenta o executivo.

 

Rodrigo Mello: “O foco será na formação de profissionais com um perfil mais próximo às necessidades práticas do ambiente industrial, especialmente do setor de energia” | Foto: Pedro Lucas Rebouças

 

Seleção para professores da Faculdade recebe inscrições até esta quarta (7)

 

A FAETI também abriu, oficialmente, o primeiro processo seletivo para contratação de professores da instituição, com um total de quatro vagas.

 

As inscrições podem ser realizadas até 23h59 desta quarta-feira, 07 de fevereiro, no site do IEL/RN (https://www.rn.iel.org.br/processos-seletivos), onde também está disponível o edital completo.

 

A seleção inclui etapas de análise de escolaridade, formação profissional e experiência mínima – com exigências que variam de acordo com a área – além de aula expositiva e entrevista.

 

“A FAETI pretende oportunizar à sociedade a convivência com pesquisadores renomados do setor de energias, no corpo docente, e, no que diz respeito a novas contratações, o plano é adicionar novos profissionais à equipe de professores a cada semestre, conforme a demanda”, frisa Rodrigo Mello.

 

Entre os requisitos para concorrer às vagas estão experiência mínima de seis anos e participação comprovada em projetos de ensino, pesquisa ou extensão no ensino superior. 

 

Profissionais com licenciatura em Matemática ou Física e doutorado, com graduação em Engenharia Mecânica e mestrado e com Licenciatura em Letras, com mestrado, podem participar. 

 

O resultado do processo seletivo está previsto para 26 de fevereiro. Os candidatos aprovados atuarão como “horistas” na Faculdade, ou seja, como docentes contratados por hora-aula para o curso de Engenharia Mecânica. 

 

A equipe será distribuída em disciplinas de Cálculo (Cálculo diferencial e Integral I, e Geometria Analítica e Álgebra Linear), Comunicação e Expressão (EAD) e Introdução à Engenharia. As aulas terão início em 4 de março.

 

Texto: Renata Moura

 

#educação #faculdade #senai #energiasrenovaveis #engenharia