O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, se reuniu com o senador Styvenson Valentim, nesta terça-feira (30), na Casa da Indústria. O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, também participou do encontro. Durante a reunião, Serquiz falou sobre as principais ações planejadas para a gestão à frente da FIERN e sobre as perspectivas para o cenário industrial potiguar.
“Um dos principais projetos para a gestão é a Meritocracia Sindical, que vai não só fortalecer as empresas associadas aos sindicatos filiados, como também atrair novos associados. Também temos o Observatório da Indústria Mais RN, que dispõe de diversos dados e informações importantes sobre a indústria e a economia do nosso estado”, afirma Serquiz.
Na reunião, o presidente da FIERN e o senador conversaram sobre a atual conjuntura econômica, desafios enfrentados pelo setor e destacaram a necessidade de um ambiente de negócios favorável à atração de indústrias para o Rio Grande do Norte.
“A indústria teve 25% de queda no PIB do RN nos últimos 20 anos. Atualmente, o setor sobrevive graças ao Proedi [Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN], mas é preciso pensar em novas soluções que estimulem o empreendedorismo e impulsionem a indústria de transformação”, comenta Serquiz. “A Reforma Tributária vai extinguir a guerra fiscal e cada estado terá que fazer valer o que tem. Por isso, precisamos buscar a agregação de valor às cadeias produtivas com a verticalização da produção. A infraestrutura também é um dos problemas que enfrentamos e precisa ser solucionado”, completa o presidente da FIERN.
Serquiz ainda colocou a Federação à disposição do parlamentar para auxiliar na tomada de decisões, fornecendo dados e informações sobre o cenário econômico e industrial.
Já Valentim colocou o mandato à disposição da indústria potiguar e agradeceu pela recepção na Casa da Indústria. “Vim conhecer o presidente Roberto Serquiz pessoalmente e entender o que ele planeja para a gestão à frente de uma instituição importante como a FIERN. Também coloco nosso mandato no Senado à disposição para auxiliar nas demandas da indústria do nosso estado”, disse.