Banda formada por instrutores do CTGAS-ER se apresentará na 8ª Jornada Pedagógica Nacional do SENAI

30/01/2024   10h20

 

A Banda ‘The Teachers’, formada por professores músicos do SENAI-RN, foi convidada oficialmente pelo SENAI Nacional para se apresentar durante a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, organizada pelo Programa SENAI de Prática Pedagógica, que será realiza em Brasília, nos dias 21 e 22 de fevereiro deste ano. A banda fará sua apresentação de forma on-line a partir de Natal, com transmissão simultânea para todos os estados brasileiros, com participação estimada de mais de 8 mil pessoas no evento.

 

“Visando valorizar os múltiplos talentos da nossa instituição, convidamos a banda ‘The Teachers’ para apresentar-se no encerramento do evento”, diz o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal Sales Filho na carta oficial de convite.

 

A banda é composta por instrutores de diversas áreas do SENAI-RN, como Mecânica, Elétrica, Refrigeração e Mecânica de motores. São eles: Dalvino Junior – Teclados e sanfona, Silvano Munay – Voz, Fernando Cruz – Baixo; Leonardo Sabino – Guitarra; Jefferson Walyrys – Metais – trumpete e sax; José Fernandes – Percussão; Ronny – Bateria; e Hudson Resende – Zabumba.

 

 

O instrutor de formação profissional Dalvino Júnior, que na banda toca teclado e sanfona e na instituição atua nas áreas de elétrica de máquinas e de equipamentos, conta que poder aliar o trabalho e a música é uma experiência bastante gratificante. “Sou músico quando estou fora do trabalho também, eu tenho minha pequena banda composta por mim e por minha esposa. Eu gosto muito de música e gosto muito do que faço aqui também no SENAI, dentro do cenário de trabalho. Então, [participar da banda] foi uma combinação perfeita”, diz.

 

Ele conta que a formação da The Teachers surgiu a partir de um convite da coordenadora da Educação do SENAI-RN, Rúbia Mara Lahm, que percebeu a presença de vários músicos no quadro de professores e instrutores. “Ela teve essa ideia e chamou alguns professores, que eram envolvidos com música, e perguntou se toparíamos montar uma banda no cenário de trabalho. Logicamente, que eu não deixei nem ela terminar de perguntar, disse que topava e nós montamos alguns ensaios e fizemos, em 15 dias, a primeira festa do São João. E a festa foi muito bacana pra os poucos ensaios que nós tivemos em pouco tempo. Foi muito, muito bom”, diz com satisfação o músico.

 

O repertório da banda, que começou com um forró pé de serra, já passeia por novos estilos musicais a serem incorporados para as próximas apresentações. “Agora, alguns [músicos] já estão contemplando alguma coisa de rock nacional, também de MPB, que deve entrar em breve, além do carnaval que está batendo à porta, e a gente também está vislumbrando um repertório mais carnavalesco”, planeja Dalvino.

 

 

Sobre se apresentar no evento nacional, o professor diz que todos estão empolgados. “É um pouco difícil juntar todo mundo, sempre que a gente marca um ensaio, alguém está viajando, está à serviço, mas estamos conseguindo administrar na medida do possível e vamos fazer o melhor dentro do que sabemos fazer. Vai ser muito bom e é uma grande uma oportunidade”, comemora.

 

Os benefícios, no entanto, não se restringem a pauta musical. Segundo Dalvino, a banda contribuiu para a melhoria da qualidade de vida e do entrosamento do trabalho. “A música é sempre bem-vinda em qualquer ambiente e principalmente aqui no SENAI. A gente consegue melhorar o ambiente de trabalho com música. Há harmonia entre os componentes da banda, que são nossos colegas de trabalho, então, tem um peso fundamental, de um ponto de vista positivo para a melhoria do ambiente de trabalho”, completa.

 

 

Para a coordenadora da educação do SENAI-RN, Rúbia Mara Lahm, a formação da banda é uma possibilidade de aproximação dos instrutores e toda equipe de educação com alunos e comunidade escolar.

 

“É uma excelente oportunidade de humanizar a educação, sair da rotina e promover algo que saia do tradicional de uma escola de educação profissional. A logística dos instrumentos, a compatibilidade da agenda de cada instrutor (componente) e os ensaios, tudo isso dá muito trabalho, porém é bastante gratificante. Os alunos e funcionários amam os momentos que a banda se apresenta, todos se envolvem em uma energia única, além do engajamento de toda equipe para ver a banda “funcionar”. É uma ideia que surgiu em um bate papo com alguns instrutores, deu certo e sinto que está só no início, ainda podemos fazer muito mais. Como no dia a dia em sala de aula, The Teachers dão um show em cada apresentação”, diz a coordenadora.

 

“Sempre contamos com a Banda The Teachers para colaborar conosco, da supervisão pedagógica, nos eventos escolares”, acrescenta a supervisora pedagógica do SENAI-RN, Karol Alves.

 

Por Jô Lopes – Unicom FIERN
Edição: Sara Vasconcelos