Artigo — A FAETI é nossa

29/01/2024   10h42

Por Roberto Serquiz*

 

 

Entregamos ao Brasil e, em especial, ao Rio Grande do Norte a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI). No último dia 15 de janeiro, em Natal, inauguramos uma iniciativa pioneira, sob a direta responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), com o apoio do Sistema Indústria (CNI) e o completo engajamento e patrocínio do Sistema FIERN.

 

É fato público e notório que no campo das energias renováveis muito avançamos no Rio Grande do Norte, atualmente líder da geração de energia eólica no Brasil. Desde o início o Sistema FIERN fez parte de todos os esforços para consolidar o nosso Estado como grande gerador de energia limpa. Destaco, por oportuno, o empenho do então Presidente Flávio Azevedo que articulou todo o apoio ao segmento quando de sua instalação e primeiros anos de implantação, assim como, a tarefa – nos anos seguintes – que foi igualmente bem conduzida pelo Presidente Amaro Sales, suas respectivas diretorias e equipes de trabalho.

 

O SENAI, em especial, abraçou firmemente o assunto e criou uma verdadeira rede de apoio voltada para o tema. Somos nacionalmente sede dos Centros de referência do SENAI para formação profissional, inovação e pesquisa aplicada para a atividade (o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER – e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER). Idealizada por Amaro Sales de Araújo quando exerceu, na gestão anterior, a Presidência da FIERN, entregamos a FAETI, primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil, um novo marco na educação superior do Rio Grande do Norte.

 

E o SENAI, casa de excelência na qualificação profissional, tem muito orgulho de tal pioneirismo. A nova faculdade é mais um qualificado centro de ensino do SENAI que, por sua vez, é parte do Sistema FIERN. E assim, com alegria, registro mais uma relevante contribuição dos industriais potiguares ao nosso Estado!

 

Enfim, direto ao ponto: a chegada da Faeti em nosso Estado é estratégica. O Rio Grande do Norte tem um centro de referência nacional em energias renováveis, o qual faz pesquisas e estudos para todo o país. A Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais vem se somar a esse esforço no sentido de qualificar profissionais que vão acompanhar a evolução do processo de geração de energias renováveis e, assim, contribuir não só com o Brasil, mas com o mundo na transição energética.

 

E, como em qualquer nascimento, como celebração e com muito otimismo, saudamos a nova vida de uma instituição criada para fazer o bem, desejando-lhe muito sucesso e vida longa!

 

*Roberto Serquiz é industrial e Presidente do Sistema FIERN