O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDPESCA-RN), Gabriel Calzavara, prestigiou a assinatura do primeiro contrato de financiamento pelo BNDES Azul do Planejamento Espacial Marítimo da Região Sul (PEM). O evento ocorreu no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (24), e contou com a participação de diversas autoridades nacionais, entre eles o presidente do BNDES, Aluísio Mercadantes; e os ministros da Defesa, José Múcio; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; o presidente da Emgepron, Almirante Edesio Teixeira, entre outras autoridades.
De acordo com o presidente do SINDPESCA, o evento é importante para o desenvolvimento de atividades voltadas para a Economia do Mar. Ele avalia que neste quesito, o RN está à frente com o desenvolvimento da pesca oceânica de atuns sustentável e energia eólica offshore.
“Esse planejamento é imprescindível para as ações e investimentos das atividades que formam a Economia do Mar, a Amazônia Azul e águas internacionais, como, por exemplo, os investimentos em energia eólica marítima, pesca oceânica, turismo marítimo, navegação de cabotagem, infraestrutura portuária e costeira, entre outras atividades”, disse.
O PEM é uma das frentes de atuação do BNDES Azul, lançado também nesta quarta-feira, que dispõe de créditos voltados para financiar as atividades marítimas que sejam inovadoras e que contribuam para a transição da matriz energética de baixo carbono.