O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e demais diretores destacaram que a Medalha de Mérito Industrial Walter Byron Dore expressa reconhecimento aos empresários que receberam as homenagens, na noite de quinta-feira (14). A solenidade, no Versailles Recepções, reuniu diretores e gestores da FIERN, representantes do governo, do setor produtivo e da imprensa.
Foram homenageados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Bryon Dore os empresários Amaro Sales de Araújo, Marinho Herculano de Carvalho, Zauleide de Queiroz Leite, Sandro Jorge Peixoto de Lima, Maria de Fátima Dantas, José Hamilton Mandarino de Mello, Roberto Zitelmann de Oliva e ainda o almirante Edésio Teixeira Lima.
Veja, a seguir, alguns depoimentos sobre a importância da entrega da condecoração aos empresários e apoiadores da indústria potiguar:
“A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é um reconhecimento, uma expressão de gratidão aos empresários que investem no Rio Grande do Norte e contribuem para o crescimento e desenvolvimento da economia do Estado. É um dia de festa, 14 de dezembro, também quando comemoramos a fundação da FIERN. Um dia no qual a Federação completa seus 70 anos. Então, por esses motivos, podemos afirmar que se trata de uma noite de alegria e confraternização da família FIERN.”
Roberto Serquiz, Presidente da FIERN
“É de suma importância, para a indústria do Rio Grande do Norte e para nós que fazemos a FIERN, essas homenagens aos que trabalharam e tanto fizeram pelo setor produtivo do Rio Grande do Norte. São homenagens justas, criteriosas. Temos o dever de prestigiar esses empreendedores. A entrega das medalhas, na data em que se comemora a fundação da FIERN, é oportuna, porque a Federação tem sete décadas de atuação, uma história de muita dedicação em prol da indústria e do desenvolvimento. Neste período, todas as diretorias que passaram por aqui se dedicaram para que essa trajetória fosse construída com êxito e estamos empenhados para que os próximos quatro anos também sejam de muito trabalho e prestígio para a indústria”.
Francisco Vilmar Pereira, 1º vice-presidente da FIERN
“Temos, com as entregas pela FIERN da Medalha do Mérito Industrial Walter Dore, um reconhecimento a empresários que se destacam no cenário econômico e na contribuição para o crescimento do Estado. Isso é muito relevante para a indústria potiguar. A FIERN tem promovido, uma vez por ano, este evento desde 2014, quando a condecoração foi instituída para homenagear esses Heróis da Resistência que lutam e contribuem com a economia do Rio Grande do Norte. Nesta ocasião, tivemos também a entrega da Medalha do Mérito CNI ao presidente da FIERN, Roberto Serquiz, algo bastante significativo. Ao mesmo tempo, é uma data na qual comemoramos os 70 anos da fundação da FIERN, uma entidade que tanto tem atuado como protagonista para fortalecimento do setor industrial e para o desenvolvimento do RN.”
Heyder Dantas, diretor primeiro secretário da FIERN e presidente do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem do Café do Rio Grande do Norte (SINDICAFÉ).
“Todo industrial sonha um dia receber essa medalha e, graças a Deus, tive essa oportunidade de recebê-la. É um reconhecimento do nosso trabalho e uma motivação para que a gente possa continuar com determinação e dedicação. Queremos justamente isso, a valorização do industrial do Rio Grande do Norte. Uma medalha com denominação de um empreendedor da representatividade que teve Walter Dore, esse grande industrial do Rio Grande do Norte, tem esse significado. E, a entrega na data da fundação da FIERN é muito oportuna, uma vez que a entidade encontrou esse caminho e tem se renovado durante estes setenta anos.”
Etelvino Patrício, diretor da FIERN e presidente do Sindicato da Indústria de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN)
“A entrega desta medalha é um reconhecimento do trabalho. Não há dúvida de que é muito gratificante [para o empresário que recebe a homenagem]. Eu já recebi essa comenda. A FIERN deve ser parabenizada por esse evento maravilhoso e pelo reconhecimento aos empresários que contribuem para o desenvolvimento e com o Rio Grande do Norte, fazendo com que a economia gire e ajudando às futuras gerações. Temos que pensar nas futuras gerações. O trabalho da FIERN é muito importante para o país e essa homenagem confirma que essa atuação está no caminho certo”.
Antonio Leite Jales, diretor da FIERN
“Tivemos um ano de 2023 com muitos desafios. Portanto, é muito importante esse momento no qual a gente identifica aqueles vencedores e presta essas homenagens. E com justiça. Assim, é uma forma de validar o trabalho deles. Ao mesmo tempo, essas homenagens inspiram pessoas que, de alguma forma, estão buscando força para conseguir vencer os seus próprios desafios. Então, é a oportunidade para parabenizar aqueles que já alcançaram a vitória e estimular aqueles que estão na caminhada.”
Marcelo Rosado, um dos vice-presidentes da FIERN e presidente do Sindicato de Extração de Calcário, Fabricação de Cimentos, Cal e de Argamassa do RN (SINECIM-RN)
“Essas homenagens são reconhecimentos a empreendedores que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, geram oportunidade, emprego, fazem o crescimento do nosso Estado e, por isso, merecem essas condecorações. São justas e meritórias. Esses industriais estão empenhados em empreender, contribuir com o nosso estado, fazer com que tenhamos um Rio Grande do Norte mais desenvolvido. Por isso, a entrega da medalha Walter Dore é muito oportuna. E inspira ao destacar trajetórias que são referências para quem está na atividade empresarial”.
Maria da Conceição Tavares, vice-presidente da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDPLAST)
“É um momento muito feliz, porque a FIERN reconhece, com essas homenagens, os valores dos industriais do Rio Grande do Norte. É uma comenda justa, até pelo nome da medalha, Walter Byron Dore, que foi o pioneiro em muitos aspectos nas atividades empreendedoras do Rio Grande do Norte. E, pela trajetória dos homenageados, é um reconhecimento merecido e, por tudo isso, a FIERN está de parabéns.”
Edilson Batista da Trindade, vice-presidente da FIERN
“Já é uma tradição da FIERN o reconhecimento de empresários pela competência que fazem na sua empresa e no Rio Grande do Norte ao gerar emprego, pagar imposto, fazer o Estado. Ao mesmo tempo, é uma data marcante na qual os empresários da indústria se encontram e se confraternizam na confiança de um ano novo melhor. Uma oportunidade de ‘plantar esperança’ no desenvolvimento do Rio Grande do Norte.”
Sílvio Bezerra, delegado suplente junto à CNI
“Essa Medalha do Mérito Industrial Walter Dore é uma homenagem muito especial e interessante. Só em ter o nome do seu Walter, fica ainda mais importante. As pessoas que recebem [a medalha] precisam ficar alegres, satisfeitos e gratificados pelo resto da vida.”
João Lima, diretor da FIERN
“A Federação das Indústrias presta essas homenagens a empreendedores que buscam fazer o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. E a indústria do Rio Grande do Norte prescinde de homens e mulheres valorosos, a exemplo dos que são homenageados. A medalha leva o nome do Walter Dore, que tem uma longa história de empreendedorismo, um pioneiro da indústria do Rio Grande do Norte. Portanto, é salutar e importante esse reconhecimento. Acima de tudo, uma homenagem justa a quem trabalha e gera empregos e riqueza neste Estado.”
Conselheiro Gilberto Jales, presidente do Tribunal de Contas do Estado
“Esses empresários homenageados são vencedores, fazem acontecer. A história de cada homenageado mostra isso aqui e orgulha todo o povo do Rio Grande Norte. E os outros [empresários] também. Estão todos os dias [nas atividades produtivas]. E, por isso, a indústria do Rio Grande do Norte foi a que mais cresceu no Brasil. Foram 9,8% de expansão. Então, vocês [industriais potiguares] são um orgulho para o Rio Grande do Norte”.
Jaime Calado, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico
Texto: Aldemar Freire
Fotos: Moraes Neto