O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da solenidade, realizada nesta quinta-feira (23), que oficializou o pedido de arrendamento de uma área do Porto de Natal pela Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas in natura do Brasil, em parceria com a GreenSea, armadora de navios europeia.
No evento, realizado no Terminal de Passageiros de Natal e que reuniu autoridades, empresários, representantes do setor produtivo e dos trabalhadores portuários, a Agrícola Famosa entregou a carta de intenções para a Companhia Docas do RN (Codern) com o pedido de arrendamento de uma área de 4 mil m² do Porto de Natal, para aumentar as operações no terminal em parceria com a armadora holandesa GreenSea.
Serquiz destacou a importância do arrendamento para a economia potiguar. “Esse é um momento muito especial. É muito importante para a economia potiguar porque nossa produção estava sendo escoada pelos estados vizinhos, nos portos de Suape, Pecém e Mucuripe”, comenta. “Nós sabemos das dificuldades. Hoje, a FIERN vem conversando com vários armadores e com a Codern para buscar soluções para o Porto de Natal, pois com a saída do principal operador, o terminal ficou órfão e com muita ociosidade”, acrescenta.
Ele aponta que iniciativas como a da Agrícola Famosa mostram a força do pensamento empreendedor para se adequar às dificuldades. “É um momento positivo para olhar para a frente e enxergar um horizonte para que, através desse exemplo, outros possam também ter uma visão empreendedora”, declara.
De acordo com o diretor-presidente da Agrícola Famosa, Carlos Porro, o arrendamento vai possibilitar investimentos na área do Porto. “A intenção é trazer navios maiores e em uma frequência maior para atender não apenas a Famosa, mas todos os produtores da região. Nossa ideia é construir uma câmara frigorifica que vai possibilitar transportar manga, uva e outros tipos de melão mais nobres”, explica.
Para Luiz Roberto Barcelos, sócio fundador da Agrícola Famosa, a iniciativa vai proporcionar desenvolvimento, mas ainda assim são necessárias adaptações no Porto de Natal para um crescimento ainda maior das atividades. “Quando um navio sai com alguns milhares de pallets de frutas, fica no estado a dignidade e a renda para proporcionar uma vida melhor e isso nos enche de orgulho. Da forma que estamos atualmente, funciona muito bem, mas queremos crescer e expandir. Para isso, precisamos de investimentos na infraestrutura portuária e temos certeza que, com o apoio do Governo Federal e das autoridades locais, teremos essas adaptações”, afirma.
A governadora Fátima Bezerra enalteceu a parceria entre a Famosa e a GreenSea para impulsionar o agronegócio potiguar. “Essa parceria é muito estratégica para todo um setor da economia do Rio Grande do Norte. A fruticultura é muito importante para o agronegócio potiguar e tem protagonismo muito grande na balança comercial do estado, afinal de contas somos o maior exportador de frutas in natura para o mercado europeu”, afirma.