O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, se reuniu com o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, na tarde desta terça-feira (14), na sede da Codern, em Natal. A reunião também teve participação do presidente do Sindicato da Indústria de Reciclagem do RN (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício.
No encontro, o presidente da FIERN destacou a união de esforços junto à Codern para a viabilização da cabotagem no Porto de Natal como alternativa para escoamento da produção do estado. “A FIERN entende a importância do Porto de Natal para o escoamento dos produtos da indústria potiguar ao mesmo tempo que a Codern tem o mapeamento das necessidades de melhoria nesse equipamento”, afirmou Serquiz.
O presidente do SindRecicla-RN reforçou a importância do porto para o setor produtivo potiguar. “Os empreendedores norte-rio-grandenses muitas vezes recorrem a outros portos ou modos para escoar a produção, mas Porto de Natal, com as devidas melhorias, pode ampliar a capacidade e atender a essa demanda”, comentou Patrício.
O diretor-presidente da CODERN agradeceu ao novo presidente da FIERN pela preocupação com o Porto de Natal. “É de extrema importância esse diálogo permanente entre CODERN e FIERN. Reconhecemos a importância da ampliação da infraestrutura portuária do RN, mas, devemos lembrar a responsabilidade que todos nós temos enquanto agentes públicos, de melhora na infraestrutura portuária e medidas que visem mitigar as dificuldades enfrentadas do nosso Porto de Natal. Precisamos atender a indústria potiguar de maneira eficiente. É nessa linha que estamos trabalhando”, disse Ubarana.
Também participaram da reunião o diretor Técnico Comercial da Codern, Paulo Henrique Macedo, o diretor Administrativo e Financeiro da companhia, Márcio Machado, e o gerente Comercial, Lúcio Torres.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud