Aluna da SESI Escola ganha prêmio em Concurso Internacional de Redação

14/11/2023   12h44

 

A aluna Marinna Laura Soares de Azevedo, do 1º ano do Ensino Médio, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante conquistou o segundo lugar no Concurso Internacional de Redação para Jovens, organizado pela The Goi Peace Foundation e Unesco, com o apoio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. A estudante concorreu entre 20.674 inscrições (categoria infantil: 6.922 / categoria juvenil: 13.752) de 168 países.

 

O Concurso de Redação, neste ano, tem como tema “Juventude criando um futuro pacífico”. Estabelecido em 2000, o Prêmio Goi da Paz é um prêmio internacional apresentado anualmente para homenagear indivíduos e organizações em vários campos que tenham feito contribuições notáveis para a realização de um mundo pacífico e harmonioso, tal como previsto na Declaração para Toda a Vida na Terra. Eles são selecionados não apenas em reconhecimento às suas realizações passadas, mas também pela sua contribuição contínua para a construção de um futuro melhor.

 

A aluna vencedora ganhará US$ 400 e um prêmio do governo Japonês, os vencedores serão convidados para a cerimônia de premiação on-line no dia 09 de dezembro de 2023.

 

A estudante conta que a redação foi o resultado de um trabalho escolar. “Fiquei sabendo do concurso Goi Peace durante uma das aulas de inglês ministradas pela professora Artuane. Ela nos apresentou o site, destacando a importância desse concurso e seu objetivo de impactar positivamente o mundo. Senti imediatamente o desejo de fazer parte disso”, lembra.

 

“Embora não tenha criado muitas expectativas, minha professora elogiou minha redação e me apoiou, assim como minha escola. Quando o resultado saiu, a alegria que senti foi indescritível, pois conquistei o segundo lugar, representando o Brasil e minha escola SESI, uma honra que me encheu de orgulho. Agora, percebo que faço parte de algo maior e que consegui honrar o legado da minha avó, uma pessoa que sempre foi um exemplo de amor ao próximo e inspiração em minha vida”, afirma Marinna Azevedo.

 

O Prêmio Goi da Paz é geralmente entregue em uma cerimônia durante o Fórum Anual da Fundação Goi para a Paz, em Tóquio, onde o laureado ocupa o centro do palco para fazer um discurso comemorativo e receber uma medalha e um diploma, juntamente com um prêmio monetário. Além deste prêmio anual, o Prêmio Especial Cultura de Paz é concedido ocasionalmente para homenagear indivíduos e organizações em diversas áreas que contribuíram notavelmente para difundir e promover uma Cultura de Paz em todo o mundo.

 

O projeto do concurso de redação foi desenvolvido pelos professores de Inglês do SESI-RN, Artuane Baracho e Airton Baracho.

“Estamos incrivelmente orgulhosos dos nossos alunos por sua notável participação no Concurso Internacional de Redação da Goi Peace. Esse concurso é uma vitrine global para jovens talentosos expressarem suas ideias e perspectivas sobre questões cruciais que afetam o nosso mundo. A dedicação e o esforço que nossos alunos colocaram em suas redações refletem o compromisso deles com a mudança positiva e a paz que precisamos no mundo. Eu me emocionei ao ler o texto de Marinna e senti que ela escreveu com a alma”, afirma a professora Artuane Baracho.

 

A SESI Escola Mossoró também será premiada com o “Prêmio de Incentivo Escolar”. As redações dos alunos foram enviadas por e-mail em junho. O professor Airton Baracho enfatizou a importância da expressão escrita como parte da cultura, acrescentando que a escola participa do concurso há três anos. “Um de nossos objetivos, para o próximo ano, é que queremos enviar redações de todos os alunos da escola”, disse.

 

“Este concurso não apenas reconhece as habilidades de escrita de nossos alunos, como também destaca seu compromisso com as questões globais e seu desejo de contribuir para um mundo melhor. E a educação tem esse poder de transformação, quando nos dedicamos e levamos a sério nossos objetivos, somos capazes de alcançar grandes resultados. Essas conquistas inspiram nossos alunos a sonhar grande e acreditar em seu potencial”, complementa o professor.

 

Este concurso anual de ensaios é organizado em um esforço para aproveitar a energia, imaginação e iniciativa da juventude mundial na promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento sustentável. E visa inspirar a sociedade a aprender com as mentes jovens e a pensar em como cada um de nós pode fazer a diferença no mundo.

 

As redações enviadas precisam atender a certos requisitos, como não ter mais de 700 palavras e aderir ao tema geral proposto a cada ano.