Novo presidente e diretores da FIERN tomam posse para mandato 2023-2027

27/10/2023   15h34

 

O empresário Roberto Pinto Serquiz Elias tomou posse na Presidência da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, em solenidade na noite desta quinta-feira (26), no Olimpo Recepções, com a transmissão de cargo por Amaro Sales de Araújo, que concluiu o mandato à frente da FIERN. Na ocasião, também foram empossados os demais integrantes da nova diretoria (ver abaixo os nomes dos empossados) para o período 2023-2027. No discurso de posse, Roberto Serquiz defendeu uma aliança no Rio Grande do Norte entre os Poderes constituídos que “vise a ampliação da infraestrutura”, um salto educacional e um estado eficiente para resgatar a capacidade competitiva do Estado.

 

 

O novo presidente da FIERN destacou também, durante o pronunciamento, a necessidade de uma reforma administrativa com medidas urgentes que busquem conter e otimizar despesas no sentido de permitir um novo fôlego financeiro para investimentos cruciais para o RN. Em seguida, apontou a necessidade de apoio dos Poderes e da sociedade nessa direção. Roberto Serquiz também afirmou que é preciso avanços em instituições licenciadoras e em regulamentação que melhorem o ambiente de negócio — como na legislação estadual sobre parceria público-privada, no descongestionando na capacidade de atendimento do Idema e na construção de uma política industrial [lei aqui mais sobre o pronunciamento do presidente da FIERN – tinyurl.com/4469cpx3].

 

 

O pronunciamento foi logo depois de Amaro Sales transmitir o cargo com a entrega do broche institucional que simbolizou a passagem da Presidência da FIERN. “Agora será a vez de Roberto Serquiz conduzir a coordenação administrativa e política do Sistema FIERN. Está pronto e com muita vontade de trabalhar”, disse Amaro Sales, que momentos antes foi homenageado por esposa, filha e neto.

 

 

 

 

“O Brasil e o Rio Grande do Norte precisam apostar na reindustrialização. A agregação de valor, o uso da tecnologia, a resolução de problemas a partir de uma demanda social, dentre outras características, marcam positivamente a atividade industrial – liderada por verdadeiros heróis da resistência – que, sob qualquer análise, é importante para a sociedade e merece evidência e apoio”, apontou Amaro Sales, que na próxima terça-feira toma posse como um dos vice-presidentes na nova diretoria da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) [lei aqui mais sobre o pronunciamento de Amaro Sales – tinyurl.com/37z8zf3s].

 

 

A governadora Fátima Bezerra ressaltou, ao discursar durante a solenidade de posse, a atuação da FIERN em defesa do crescimento do RN. “O Sistema FIERN tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte”, comentou. Ela salientou o período de gestão de Amaro Sales. “Ele deu uma contribuição muito relevante. Passou doze anos à frente desta importante instituição, liderou um movimento de fomentar o crescimento da indústria e quero declarar seu espírito altivo e amor pelo Rio Grande do Norte e a capacidade que teve de junto com o governo levar adiante parcerias importantes”, acrescentou.

 

 

Coube ao presidente da Federação das Indústria de Alagoas, José Carlos Lyra, representar a CNI na solenidade. “Amaro Sales trabalhou com muita competência pelo aumento da competitividade da indústria e na geração de emprego e renda para a população”, disse. “As atividades do SESI, SENAI e IEL locais ganharam eficiência e se consolidaram como instituições que de fato apoiam as empresas e que, de fato, contribuem para o crescimento econômico”, acrescentou. “Roberto Serquiz, que está assumindo a Federação, certamente, dará continuidade, com um brilhante trabalho”, disse.

 

 

A solenidade de posse do novo presidente da FIERN — que teve a apresentação da Orquestra Sanfônica de Parelhas, da SESI Big Bande e do cantor e compositor Pedrinho Mendes — foi acompanhada também pelo vice-governador Walter Alves; vice-presidente da Assembleia Legislativa, Tomba Farias, que representou o Legislativo estadual; desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, que representou o Tribunal de Justiça; pelo senador Rogério Marinho, senadora Zenaide Maia; coordenador da bancada federal, Benes Leocádio, deputada federal Natália Bonavides, procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso; presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Eduardo Rocha; presidente do Tribunal do Contas do Estado, Gilberto Jales; reitor da UFRN, Daniel Diniz; além dos presidentes da Federação das Indústrias dos Estados de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade, que representou a CNI; de Santa Catarina (FIESC), Mário Cézar Aguiar; do Acre (FIEAC), José Adriano Ribeiro; do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo; de Pernambuco (FIEP), Ricardo Essinger; da Bahia, Carlos Henrique Passo; e vice da Paraíba, Romualdo Farias.

 

NOVA DIRETORIA DA FIERN EMPOSSADA NESTA QUINTA-FEIRA (26/10) – MANDATO 2023-2027

Diretoria Efetiva

Presidente: Roberto Pinto Serquiz Elias
1º Vice-presidente: Francisco Vilmar Pereira

Vice-Presidentes: Edilson Batista da Trindade
Vice-Presidentes: Ednaldo Mendonça Barreto
Vice-Presidentes: Gabriel Calzavara de Araújo
Vice-Presidentes: Pedro Augusto da Escóssia Chaves
Vice-Presidentes: Sílvio Torquato Fernandes
Vice-Presidentes: Maria da Conceição Rebouças Duarte Tavares
Vice-Presidentes: Marcelo Caetano Rosado Maia Batista
1º Secretário: Heyder de Almeida Dantas
2º Secretário: Etelvino Patrício de Medeiros
1º Tesoureiro: José Garcia da Nóbrega
2º Tesoureiro: Djalma Barbosa da Cunha Júnior
Suplentes da Diretoria: Airton Paulo Torres
Suplentes da Diretoria: Pedro Alcântara Rego de Lima
Suplentes da Diretoria: Antônio Leite Jales
Suplentes da Diretoria: Sandro Jorge Peixoto de Lima
Suplentes da Diretoria: Marinho Herculano de Carvalho
Suplentes da Diretoria: João Batista Gomes Lima
Suplentes da Diretoria: Djalma Barboza da Cunha
Suplentes da Diretoria: Ney Robson da Rocha Alves
Suplentes da Diretoria: Francisco Vilmar Pereira Segundo
Suplentes da Diretoria: Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto
Suplentes da Diretoria: José Zelito Nunes
Suplentes da Diretoria: Tercina Mafalda de Amorim Suassuna
Suplentes da Diretoria: Maria de Fátima Dantas de Araújo

Conselho Fiscal – Efetivos
Francisco Pereira Soares
Jaedson Dantas
Gustavo Henrique Calafange Motta

Conselho Fiscal – Suplentes
Ivanaldo Maia de Oliveira
Tennyson Brito Holder da Silva
Cesário Henrique de Oliveira Melo

Delegados Efetivos Representantes Junto à Confederação Nacional da Indústria – CNI

Roberto Pinto Serquiz Elias
Amaro Sales de Araújo

Delegados Suplentes Representante Junto à Confederação Nacional da Indústria – CNI

Sílvio de Araújo Bezerra
Djalma Barbosa da Cunha Júnior