Recorro, de início, a uma frase concisa, bem articulada na agenda propositiva apresentada pela FIERN, para abordar o tema de hoje: “a educação é compromisso com a dignidade da pessoa humana e requisito essencial e insubstituível ao desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade”. Ninguém mudará a história de uma nação a não ser pela educação!
Ora, tanta importância, exige, de plano, muita responsabilidade. Como, de fato, podemos melhorar a educação, considerando-a essencial e insubstituível? Certamente muitas respostas e, ainda mais, quando a apresentamos a partir de diferentes planos de observação e posicionamento.
Dentre as respostas importantes, a inovação surge, para muitos, como uma reflexão necessária e estratégica. Por oportuno, aliás, uma outra menção a agenda propositiva: “pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgada em 2021, em parceria com o Cenpec Educação, aponta que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes estavam sem acesso aos estudos no Brasil no fim de 2020”. Constatação grave e desafiadora!
Juntando, portanto, importância e realidade, nada mais adequado que tentarmos associar educação com inovação, tanto para manter os que já estão matriculados, quanto para ampliar significativamente o número de matrículas. E, sem grandes contrariedades, é correto afirmar: sem educação não haverá desenvolvimento!
Sobre inovação, uma necessidade adicional. Os especialistas há muito que anunciam o impacto que a inteligência artificial terá no mercado de trabalho até 2030. Chegam a afirmar, , que muitas das profissões que hoje conhecemos serão extintas. Mas, como bem arrematou a executiva Tânia Consentino, da Microsoft, “a tecnologia tem o poder de transformar a economia e endereçar os grandes problemas da atualidade. Mas, para garantirmos os benefícios, temos que encarar o desafio da educação”.
Educação, com inovação, buscando estimular o interesse da comunidade escolar e ampliar o número de matrículas é desafio que vem sendo enfrentado quotidianamente pelo Sistema FIERN.
Aqui, todas as casas se esforçam para oferecer uma educação de melhor qualidade. O SESI, em particular, trabalha diariamente no equilíbrio entres os fundamentos basilares da educação e o uso da inovação. Temos, na SESI Escola de São Gonçalo do Amarante uma unidade modelo, cuja inauguração ocorre nesta semana e apresenta à sociedade uma instituição de ensino de ponta, que oferece recursos tecnológicos inéditos no estado e já contabiliza resultados importantes no desempenho destacado de nossos alunos.
Lousa digital interativa em todas as salas de aula, permitindo projeção de imagens, sonoridade e apresentação tridimensionais; biblioteca cujo acervo inclui impressora 3D para desenvolvimento para a prática dos conteúdos estudados; um auditório de alto nível; uma imensa Arena de Robótica que abriga torneios, sonhos e realizações. É uma escola diferenciada não somente pelos métodos e instrumentos de ensino, mas pelo encorajamento ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada estudante.
Em seu segundo ano de funcionamento, a SESI Escola SGA já contabiliza o segundo melhor desempenho no Enem 2021 em todo o país, comparada às demais escolas da rede. Em 2022, nossos alunos cravaram o primeiro lugar nos cursos de Engenharia Mecatrônica da UFRN, de Pedagogia da UERN e de Engenharia de Energias do IFRN, por meio do ENEM. Ao todo, foram mais de 60 alunos aprovados nas principais instituições de ensino públicas do nosso estado.
Em competições voltadas às aptidões técnicas, realizadas em diversos estados brasileiros, colecionamos importantes resultados: foi a aluna Natália, da SESI Escola SGA, a vencedora do Concurso Nacional de Desenho do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), e recebeu o Certificado de Mérito MCTI das mãos do ministro Marcos Pontes, em Brasília.
A SESI Escola RN foi vencedora do Prêmio Evolução na Olimpíada do Futuro, realizada em Foz de Iguaçu (PR), com o projeto “Jujuba Nutrinim – alternativas para restituir sentidos gustativos aos pacientes oncológicos”. A equipe de alunos foi classificada para a MILSET Latinamerican Expo-Sciences, que acontecerá na Argentina, neste ano. Fomos medalha de bronze na 24º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). Entre os docentes, o professor da SESI Escola RN e escritor, Paulo César Palhares, foi o vencedor nacional do “Talentos dos Docentes SESI”.
De olho nos resultados, vamos, nos próximos meses, investir ainda mais também em nossa Sesi Escola em Mossoró, continuando os investimentos já feitos, pelo Sistema FIERN, em favor da educação.
Todo esse acervo, instrumentos e conquistas, destaco que está aberto ao intercâmbio de experiências com a educação pública municipal e estadual. Parcerias serão bem-vindas a fim de ampliar um modelo de sucesso para mais e mais potiguares.
Estimulamos que todos pensem a respeito e possam, como em um verdadeiro pacto, apoiar decisivamente a educação, trazendo técnicas inovadoras e pesquisa para dentro das escolas que, por sua vez, devem ser centros de formação de cidadãos com senso crítico apurado e prontos para os desafios deste tempo de grandes mudanças.