Os números da avaliação dos eleitores sobre o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, na quinta rodada da pesquisa FIERN/Certus, apontam que esse tipo de propaganda feita pelos candidatos tem influência significativa para a escolha dos potiguares na definição do voto. Quando perguntados se ter assistido aos programas eleitorais contribuiu para mudar ou confirmar a escolha, 55,65% respondem que ajudou; 43,26, que “não”.
Também foi feita a pergunta se o eleitor utiliza as redes sociais para se informar sobre politica e campanha eleitoral: 45,04% respondem que sim; 42,84%, que não; e 12,06% afirmam que não acessam a internet.
Na distribuição dos dados por regiões, 40,63% dos eleitores da Grande Natal disseram que utilizam as redes sociais como fonte de informação sobre política e campanha; e 27,65% não se informam sobre esses assuntos nas redes sociais.
Independente do voto, 28% avaliam os programas de televisão de Fátima Bezerra como o melhor entre os que foram veiculados. Preferiram que o programa de Carlos Eduardo 22,60%; e 9,98%, o de Robinson Faria.
O percentual mais elevado dos que consideraram o programa de Fátima melhor está entre os que têm segundo grau completo ou incompleto (38,63%). Também fizeram até o segundo grau a maioria (50,53%) dos que preferiram o programa de Carlos Eduardo; mesmo faixa de grau de instrução de 45,78% dos que fizeram a avaliação positiva do programa de Robinson Faria.
Segundo o levantamento, 52,84% dos eleitores tiveram acesso aos programas eleitorais apenas pela televisão, sendo maior entre o público com faixa etária de 45 a 59 anos (25,23%) e 45,37% do público com 2º grau de instrução. Enquanto, 39,72% não acompanharam os programas nem pela televisão nem pelo rádio. O desinteresse é maior entre os de 25 e 34 anos (23,57%) com 2º grau (45,71%).
Números dos registros da pesquisa no TSE: nº BR-01666/2018 e nº RN-05819/2018.
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