Artigo do presidente do Sistema FIERN trata do “EEBA 2019” em Natal

16/06/2018   08h00

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN do COMPEM/CNI.

 

O Rio Grande do Norte será, em 2019, sede do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Natal, a terra de tantos encantos, será também a capital da aliança entre os dois países, suas instituições e empreendedores.

 

Na próxima semana, no Encontro Brasil-Alemanha em Colônia, com outros empreendedores e autoridades, esperamos ouvir a confirmação do evento que será, para o Nordeste e, em especial, para o Rio Grande do Norte, um marco relevante nas relações comerciais internacionais.

 

Aliás, “escapando para o mundo” é uma das estratégias indicadas no Projeto MAIS RN, projeto que ofereceu diagnóstico e linhas de atuação para o planejamento do Rio Grande do Norte até 2035. Os negócios internacionais eram difíceis e complexos. O mundo mudou. Hoje os negócios são feitos com frequência e, apesar da burocracia brasileira, em um ambiente que tende a melhorar, considerando que a pauta exportações/importações se tornou imprescindível para o desenvolvimento nacional.

 

Na Alemanha, juntamente com as instituições representativas dos empreendedores potiguares – FECOMERCIO, FETRONOR, FAERN – como também o SEBRAE e os poderes públicos, nos diferentes níveis de governo, vamos apresentar as potencialidades do Rio Grande do Norte e tentar atrair, para o evento de 2019, investidores, instituições e outros interessados em investimentos em nosso estado e na região Nordeste. De fato, nossa atuação será no sentido de reforçar o convite para o EEBA 2019 em Natal apresentando a oportunidade como singular e promissora para os empreendedores alemães.

 

Já temos uma caminhada persistente e de resultados nas relações com a Alemanha. O Rio Grande do Norte, em particular, tem reiterado diálogo e aproximação com o Estado da Renânia-Palatinado. O SENAI, casa do Sistema FIERN, tem sido, por sua vez, um importante interlocutor com instituições alemãs no âmbito da inovação, tecnologia e qualificação profissional, além de outras perspectivas e providências de cooperação que estão em tratativas.

 

Vamos, em resumo, a Alemanha para estimular, trabalhar, articular o sucesso do EEBA 2019 em Natal. O Encontro, que pretende reunir lideranças empresariais da área industrial e autoridades governamentais do Nordeste, tornará Natal ainda mais conhecida dos alemães e com fundadas possibilidades de recepcionar investimentos diretos ou em parceria com grupos locais.

 

O Nordeste e o Rio Grande do Norte devem ser considerados como novas fronteiras para o desenvolvimento nacional, considerando o extraordinário potencial turístico e a matriz econômica diversificada. Aposta por aqui, tendo apoio, segurança jurídica, ambiente destravado, é muito promissora. Façamos o que nos cabe e vamos em busca de bons parceiros. Com a Alemanha, no caso concreto, a aliança tem fundamentos de segurança, respeito e prosperidade.

 

Publicado na Tribuna do Norte (16.06.2018).