88% dos brasileiros adotam mais de 5 práticas sustentáveis, diz pesquisa da CNI

4/10/2024   13h53

Brasileiros estão mais dispostos a consumir produtos que não comprometem o meio ambiente, mesmo que sejam mais caros

ouça este conteúdo

88% dos brasileiros adotam mais de 5 práticas sustentáveis, diz pesquisa da CNI

A importância da sustentabilidade para os consumidores brasileiros tem aumentado. É o que mostra a pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na quinta-feira (3).

Segundo o levantamento, 88% da população adota com frequência mais de 5 práticas sustentáveis. Entre elas: evitar jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água, de comida e de energia, reduzir a produção de lixo, reaproveitar a água e adotar serviços compartilhados, como transporte por aplicativos.

De acordo com a pesquisa:

• 4% realizam todas as 13 práticas de conservação do meio ambiente listadas pelos entrevistadores;
  • 19% adotam de 11 a 12 ações;
  • 33% de 9 a 10;
  • 23% de 7 a 8;
  • 13% de 5 a 6;
  • 6% de 3 a 4;
  • 2% de 1 a 2; e
  • 1% disse que adota nenhuma das práticas

Quando se olha para cada uma das ações de sustentabilidade, os dados dão conta de que, nos últimos seis meses, dos entrevistados:

.

Quando se trata de reciclagem de todos os tipos de produtos, não apenas lixo, passou para 47% o percentual de brasileiros que afirma sempre separar os materiais. No ano passado, 44% adotavam a prática. Os principais itens separados são plástico em geral e garrafas PET (55%), alumínio (44%) e papel, papelão e jornal (36%).

“A preocupação dos brasileiros com hábitos mais sustentáveis vem sendo acompanhada por uma maior oferta de produtos por parte da indústria. As empresas perceberam, há anos, que a combinação entre inovação e sustentabilidade tem um papel essencial na descarbonização da produção. E que também é uma estratégia eficiente para atender a crescente demanda por bens e serviço de baixo impacto ambiental”, afirma o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz.

Cresce interesse por produtos sustentáveis, mesmo que sejam mais caros

Ainda segundo a pesquisa:

1. A tendência dos brasileiros que não consumiam produtos ambientalmente sustentáveis, independentemente do preço, diminuiu de 28% em 2022 para 24% em 2024;
  2. Aumentou o número de brasileiros que afirmam ser mais fácil encontrar produtos ambientalmente mais sustentáveis, passando de 26% em 2022 para 31% em 2024;
  3. 4 em cada 10 brasileiros consomem produtos que utilizam espécies da biodiversidade brasileira

“Antigamente, quando se falava em competitividade, era só preço. Hoje, é preço e pegada ambiental. Por isso, essas empresas estão investindo na gestão eficiente de resíduos; em processos produtivos mais limpos, que racionalizam o uso de energia, água e matérias-primas; e em outras iniciativas verdes. A sustentabilidade já está nos planos estratégicos das indústrias e é nessa direção que o Brasil precisa caminhar rapidamente”, aponta o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.

• Confira a íntegra da pesquisa

Metodologia: como a pesquisa foi feita?

A pesquisa ouviu 2.002 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação. O levantamento foi conduzido pela Nexus, da FSB Holding, entre os dias 18 e 24 de setembro de 2024. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95% e a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%, devido ao arredondamento.